top of page

Novidades em cirurgia plástica estética

A busca pela beleza e o corpo perfeito é muito valorizada pelo brasileiro. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), no Brasil são realizadas aproximadamente 630 mil cirurgias plásticas por ano, por profissionais habilitados. A boa notícia é: as técnicas para melhorar o visual estão menos invasivas, mais seguras e mais rápidas. A grande novidade em cirurgia plástica é a preocupação em deixar as cicatrizes cada vez menores e aumentar a segurança do paciente.


Enquanto entre as americanas os seios fartos são sinônimos de beleza, para as brasileiras o que está em alta é a cirurgia de redução de mama com a prótese de silicone. A redução de mama é a quarta cirurgia estética mais realizada pelas brasileiras, segundo a SBCP. Em apenas uma cirurgia é colocada a prótese e, em seguida, feita a cirurgia de redução. “Há uma grande tendência de utilizar o implante de silicone junto com a retirada de tecido mamário para corrigir a queda mamária. Com isso evitamos um segundo tempo cirúrgico para colocar a prótese”, explica o cirurgião, dizendo que este procedimento é indicado para uma paciente que apresente caso de flacidez e mamas com estrias. “As vantagens deste método são uma cicatriz bem menor e uniforme, melhor resultado no pós-operatório e a recuperação mais rápida”, avalia o profissional.


O médico garante segurança neste tipo de cirurgia plástica estética: “Devido ao tempo da cirurgia ser relativamente rápido, a experiência do cirurgião e o desenvolvimento das drogas anestésicas, quando associadas à tecnologia dos aparelhos que monitoram a cirurgia, os procedimentos ficam extremamente seguros”, atesta o cirurgião.


Outra técnica nova e menos invasiva é o minilifitng facial com PRP (sigla adotada para o preparado de Plasma Rico em Plaquetas e Fatores de Crescimento). O procedimento promete rejuvenescer de 10 a 15 anos. A princípio a técnica é como o facelifting tradicional, mas por não ter necessidade de anestesia geral, é realizado sob anestesia local, uma tendência atual da cirurgia plástica. A técnica utiliza pontos internos, que são chamados de plicatura, para reposicionar os tecidos internos, reais responsáveis pelo aspecto de flacidez e envelhecimento facial. Como o envelhecimento traz repercussões hormonais e metabólicas, um dos pontos mais importantes para se manter a qualidade da pele da face é a diminuição acentuada da produção das fibras de colágeno. E os responsáveis não só pela cascata que leva a produção do colágeno, bem como no processo de cicatrização e estímulo à reintegração dos tecidos descolados, são os fatores de crescimento, os quais têm queda também atrelada ao processo de envelhecimento do corpo e a desaceleração metabólica.


Outra vantagem do minilifitng é o uso de deslocador em substituição da tesoura, que reduz os riscos cirúrgicos. É aplicada a solução de PRP ao longo da área descolada, na região da cicatriz e em pontos específicos musculares. Com isso, o pós-operatório reduz substancialmente os riscos de sangramentos, má cicatrização e necroses que podem ocorrer com técnicas tradicionais. Além disso, os resultados ficam realmente naturais e buscam harmonizar os parâmetros do contorno facial.


Últimas Notícias
Notícias
Arquivo
bottom of page