Prótese de Silicone - Mamoplastia de aumento

Conhecida como cirurgia de prótese de mama, a mamoplastia de aumento é indicada a mulheres que apresentam seios pequenos ou que tiveram redução de volume (sem queda expressiva) por conta da amamentação ou de algum problema de saúde.


O tipo de incisão e a localização da prótese serão determinados pelo cirurgião plástico após a avaliação da paciente. A prótese pode ficar localizada abaixo do músculo ou da glândula mamária, sendo que a incisão pode ser periareolar (em volta da aréola), submamária (no sulco da mama) e axilar (por meio das axilas).


A troca da prótese deve ser feita após 10 anos, evitando-se que ocorra algum desgaste. Há inúmeros tipos de prótese disponíveis no mercado atualmente, variando de perfil (redondo ou anatômico), de envoltório (texturizado ou liso) e de conteúdo (silicone ou soro fisiológico). O resultado definitivo do procedimento é alcançado após seis meses. No entanto, o novo formato dos seios já fica evidente depois que a prótese é colocada.



 

Dicas e Recomendações


Procedimento
A cirurgia dura em média 120 minutos. Em caso de anestesia geral, a paciente fica internada por 24 horas. Se a anestesia for local com sedação, o tempo de internação cai para 12 horas. O tipo de incisão e a localização da prótese serão determinados pelo médico após a avaliação da paciente.


Pós-operatório
Dores na fase inicial do pós-operatório são comuns e podem ser contornadas com o uso de analgésico. A paciente deve evitar movimentos bruscos e excessivos com os braços. Além disso, é recomendado que conte com a ajuda de alguém para tomar banho. Deve ainda evitar esforço físico nas primeiras semanas e retomar a prática esportiva somente depois do terceiro mês.


Pode haver o uso de dreno nos dois primeiros dias depois da mamoplastia de aumento para evitar o acúmulo de líquido em torno da prótese.


Contraindicações
A cirurgia não poderá ser realizada se a paciente estiver com suspeita de gripe ou algum tipo de infecção. Caso faça uso de remédio para emagrecer ou diurético, deve suspender a medicação pelo menos 20 dias antes da cirurgia. O mesmo vale para remédios à base de ácido acetilsalicílico. Se for fumante, suspender o uso de cigarro pelo menos uma semana antes da cirurgia.


Cicatrização
Pequena e discreta, a cicatriz da mamoplastia de aumento é facilmente disfarçada, pois se localiza em áreas estratégicas do corpo, por exemplo, no sulco formado entre a mama e o tórax. Outras opções são na região da aréola e na axila.


A retirada dos pontos é feita depois de 10 dias da cirurgia plástica. Cicatrização hipertrófica ou quelóide são mais comuns entre mulheres de pele morena e orientais, no entanto, essa tendência é identificada pelo cirurgião plástico durante a preparação da paciente para o procedimento.


Complicações
Os problemas pós-operatórios são raros, mas podem ocorrer situações como a extrusão da prótese, infecção, hematomas e problemas anestésicos.


Gestação e amamentação
A prótese de mama não prejudica a gravidez ou a amamentação. Sua localização abaixo das glândulas mamárias permite a passagem do leite materno. O que geralmente pode ocorrer é uma distensão da pele, já que, durante a gravidez, os seios tendem a aumentar, reduzindo após o período de amamentação. Isso acarreta certo grau de queda das mamas.

© 2013 www.rodrigoantoniassi.com.br. Todos direitos reservados.